- Área: 96 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:André Mortatti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando falamos de um projeto minimalista, primeiro precisamos estudar o estilo de vida do cliente. Na definição do partido, devem ser considerados toda a rotina e as necessidades espaciais de quem habitará o local.
As referências eram todas escandinavas, porém sabemos que é difícil se manter fiel ao estilo dentro do nosso lifestyle tropical. Com uma base limpa e uma cartela de cores restrita, optamos por um belo piso de madeira para aquecer e contrastar com a rigidez dos volumes verticais.
A cozinha foi aberta para sala, que recebeu revestimento cimentício e, pedido do cliente, poucos armários. Além disso, a lavanderia hoje se localiza dentro do antigo banheiro de serviço. Com a necessidade de se manter boa parte dos eletros camuflados, criamos um obstáculo visual e enclausuramos a geladeira, longe da vista, mas de fácil acesso.
A sala, ambiente central da casa, foi projetado um sofá de dois lados, configurando dois ambientes, tv e living, sendo este último integrado a ilha. Esta, além de aumentar a quantidade de armários necessária, serve como peça de destaque, um objeto que adquire diferentes funções sociais, seja um breve jantar ou um apoio para festas.
Aproveitando da extensa, porém estreita, varanda, o layout do sofá ganha um terceiro lado e, com o braço lateral pensado com medidas de um banco, agrega o exterior. Com toda caixilharia aberta, o living rompe as barreiras da sua dimensão física.
Na suíte a regra se manteve. A disposição correta dos novos volumes em dry-wall configura o closet e desprende o layout, reservando o banheiro longe da vista. A cama baixa em couro desenhada pelo Studio, compõe com o piso e contrasta com as paredes brancas.
Com a base neutra, a decoração veio da idéia de criar um “minimalismo tropical”. As pontuais peças, com nomes da nossa cultura e acabamentos naturais cria uma sensação de pertencimento, de que algo é familiar. As cores terrosas se mesclam com os inúmeros tons de verdes do exterior, diferente de qualquer cidade nórdica. Um belo casamento entre o menos e o mais.